terça-feira, 6 de outubro de 2009

Mas afinal, o que é Oceanografia?





Oceanografia é a ciência que desenvolve estudos sobre os oceanos e sua interação com a atmosfera e o continente. Apresenta um caráter altamente multi e interdisciplinar, buscando a compreender a relação entre os fenômenos oceânicos, meteorológicos e continentais e seus reflexos na biodiversidade, sobretudo na comunidade humana que habita as regiões costeiras mundiais.

Basicamente a oceanografia é subdividida em quatro áreas: oceanografia geológica, física, química e biológica.

Oceanografia Geológica

Estuda os processos geológicos ocorrentes nos oceanos, tais como, gênese oceânica, sedimentação marinha, geomorfologia, formação de feições geológicas, entre outros. A oceanografia geológica tem grande aplicabilidade na exploração do petróleo e de recursos minerais marinhos.

Oceanografia Física

Atua na investigação das propriedades físicas da água, das trocas de energéticas entre o oceano e a atmosfera. Busca compreender a dinâmica oceânica (marés, correntes, vórtices, ondas) resultante da atuação de forças internas e externas nos oceanos.
A associação entre os conhecimentos oceanograficos e os meteorológicos pode ser chamada de meteo-oceanografia, e atua no fornecimento de muitas informações sobre o funcionamento da dinâmica climática mundial, buscando compreender fenômenos como a Oscilação Sul do El Niño (El Niño Southern Oscillation - ENSO) e o Efeito Estufa.

Oceanografia Química

Estuda as características químicas da água (composição química, concentração de compostos na água e a geoquímica dos oceanos) e os fenõmenos químicos que nela ocorre, vcomo resultado da interação entre a água, os organismos, a atmosfera e o fundo.
A oceanografia química é fundamental para o entendimento da polição dos oceanos. Com as suas ferramentas de análise é possível caracterizar o comportamento de metais pesados, óleos e graxas e matéria orgânica, tanto na coluna d'água, quanto nos sedimentos.
A química também se encontra presente nos estudos que procuram caracterizar os processos de bio-magnificação e bio-acumulação, ou seja, a forma como um elemento químico é trasmitido através da cadeia alimentar.


Oceanografia Biológica

Investiga a biota e e ecologia dos ocreanos, buscando compreender os mecanismos biológicos que funcionam nos oceanos. A oceanografia biológica difere da biologia marinha por estudar os organísmos marinhos com um enfoque mais ecológico, sempre buscando compreender sua relação com o meio abiótico (física, química e geologia do oceano).












8 comentários:

  1. vou ser a 1º a comentar rsrsrs....parabens ficou bem legal e ajudará muitas pessoas que nao conhecem o que um oceanografo faz!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. segundo aki... assinem a lista õ/
    pouha tem muito jabá nesse blog hehehhehe... esses anuncios do google demoram muito p/ gerar receita =D

    ResponderExcluir
  4. ehhh, legal tua idéia!!
    o blog ficou bacana, e com o tempo vamos fazer ele ficar melhor ainda!!!

    ResponderExcluir
  5. Fala aew Jr... coloquei o link do teu blog lá no meu.. http://aneteloka.blogspot.com/ dá uma olhada lá... xD

    ResponderExcluir
  6. Fala Mano, aqui tu podes postar um tópico específico para emprego, estágios remunerados, bolsas, mestrados e doutorados e até mesmo concurso para a galera ficar informada. Nada de panupretagem!!!hehehe abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá, Wilton!
    Vi que vc é seguidor do blog Oceanografia-bloga. Vc recebeu um e-mail sobre uma pesquisa que estou fazendo?
    Bom saber que temos mais oceanógrafos blogueiros, significa comunicação, divulgação e visão especializada sobre o assunto.

    Sucesso pra vc!

    ResponderExcluir
  8. Oi Wilton!
    criei um blog no mesmo sentido que o teu pra divulgar a nossa oceanografia...
    vamos trocar informações :)

    ResponderExcluir